Sobre a nossa escola

A Escola de Ballet do Porto nasce em Setembro de 2013 no seguimento do percurso de mais de 15 anos da sua fundadora, Cuca Anacoreta, como professora de ballet em várias instituições. A escola tem como principal atividade o ensino de Ballet Clássico, considerado sem dúvida a base essencial na área da Dança. O método de ensino escolhido é o método inglês da Imperial Society of Teachers of Dancing - ISTD . Esta instituição de ensino de ballet clássico, de elevado prestígio em todo o mundo, envia anualmente uma examinadora para avaliar os alunos. Em caso de aprovação, os alunos obtêm o diploma respetivo e ficam aptos a transitar de grau. Este curso compreende doze níveis de ensino, começando no Pré-Primário, depois o Primário, seguido do grau 1 ao 6, terminando com os pré-profissionais - Intermédio Foundation, Intermédio, Avançado1 e Avançado 2.

O curriculum de ballet clássico é complementado com um programa de aulas Barra de Chão para trabalho de flexibilidade e preparação física. O ensino de Dança Contemporânea e de Dança Jazz e Dança Criativa é também importante para a aquisição de outras competências complementares.

O Ballet clássico oferece:

  • Postura corporal
  • Elegância de movimentos
  • Disciplina e concentração
  • Sensibilidade artística
  • Beleza e graciosidade
  • Preparação física
  • Musicalidade e coordenação

"Dancem, dancem senão estamos perdidos" 
                                                 -Pina Baush

 

 

Conheça a equipa

 

Cuca Anacoreta - Ballet Clássico/Direção

Nasceu na cidade do Porto, em 1975. Iniciou os seus estudos de ballet clássico na Academia de Artes do Porto e ingressou aos doze anos na Academia de Bailado Clássico Pirmin Treku, onde iniciou o curso pela Imperial Society of Teachers of Dancing (ISTD). Completou o grau Avançado, último do curso ISTD, no Centro de Dança do Porto. Durante a sua formação teve como mestres de bailado: Pirmin Treku, Bárbara Guedes, Maria José Rodrigues, Teresa Vieira e Fátima Lima. Em 1996 termina o curso de Educadora de Infância e, neste mesmo ano, iniciou- se como professora de ballet clássico. Em 1997, fez em Londres o seu primeiro exame de professora de ballet clássico, obtendo a certificação pela ISTD. Em 2004, realizou novo exame de professora, obtendo diploma como associada (AISTD).

Desde 1997 tem vindo a frequentar vários cursos da ISTD em Chichester, Inglaterra. Em 2007, 2008 e 2009 frequentou em Lisboa o curso para professores sobre o método Russo da Técnica Vaganova com o diretor do Conservatório de Dança, Pedro Carneiro. Ainda no ano de 2009 frequentou o curso de Direção de Cena, pela Escola de Criatividade e Novas Tecnologias, em Lisboa.

Em 2010 completa o Master em Artes Cénicas, pelo Instituto de Danza Alicia Alonso, Universidade Rey Juan Carlos, em Madrid, onde se destaca um trabalho de investigação que lhe conferiu a nota de "Matrícula de Honor".

Foi bailarina na Companhia de Dança do Porto, onde teve a oportunidade de trabalhar com vários coreógrafos, tais como Pedro Berdayes, Jean Paul Buchieri e Paola Moreno. Faz parte também da sua formação outros professores e corógrafos como: Rui Horta, Ian Knowelles, Antonio Carallo, Fernando Vera, Colin Sinclair, Paula Careto, David Greenall, Marta Ataíde, Mercedes Alvarez, Marcelo Racitti, Cristina Maciel, Alexei Dubinin, Jean Peirrault, Janet Wong, Vladimir Petrounine, Sílvia Nevijiski, Ricardo Gómez e Natalie Hoogan.

Foi professora no Colégio Luso Francês entre 1997 e 2006, retomando em 2009 e onde ainda se mantém atualmente. De 1998 a 2007 foi professora no Centro de Dança do Porto. Em 2007 muda-se para Lisboa, onde começa a lecionar Técnica de Dança Clássica e Barra de Chão na Escola de Dança do Conservatório Nacional. Entre 2011 e 2013 foi professora na Academia de Dança Sport Club do Porto.

Em Setembro de 2013 abre a sua própria escola - Escola de Ballet do Porto. Durante estes anos produziu com os seus alunos vários bailados, com destaque para: "Quebra Nozes" (2012) - Teatro do Campo Alegre, "Bela Adormecida" (2013) - Casa da Música, "Don Quixote" (2014) - Casa da Música, "Lago dos Cisnes" (2015) - Coliseu do Porto, "Lago dos Cisnes" com Orquestra Clássica do Centro (2016) - Coliseu do Porto e " La Fille Mal Gardée" com Orquestra Sinfónica de Jovens de St. Maria da Feira (2017) - Coliseu do Porto.

Durante este período, apresentou várias alunas em Concursos Internacionais de Dança, com destaque para o Concurso de Danza em Santander, Espanha ( onde obteve dois primeiros lugares em técnica de dança clássica), e o Concurso Chausson D`Or em Paris.

No presente ano letivo, 2017/2018, a Escola de Ballet do Porto faz protocolo para ensino de ballet clássico e contemporâneo com o Colégio do Rosário e o Externato Jardim Flori.

Neste mesmo ano, inicia também a Pós-Graduação em Marketing na Universidade Católica do Porto. 

Sofia Alves - Ballet Clássico

Iniciou os seus estudos em Ballet Clássico aos 5 anos de idade no Jardim Escola Açafate pela mão da professora Teresa Vieira, mais tarde passou para o Clube Estrela Vigorosa Sport, e em 1993 para o Centro de Dança do Porto, sempre com a professora Teresa Vieira.

Fez todos os exames, desde o Primário até ao Avançado pela Imperial Society of Teachers of Dancing (ISTD), sempre com óptimas classificações.

Em 1993 inicia os seus estudos de Ballet Contemporâneo com a prof. Cláudia Pereira, mais tarde com os professores Ana Figueira, Jean Paul Buchierri, Paola Moreno, Benvindo de Fonseca e Silvia Nevjinsky.
Desde muito cedo investiu na sua formação, diversificando e frequentando cursos intensivos de jazz, hip-hop, contemporâneo, flamenco, salsa e estágios de dança clássica, com professores de renome.
A sua carreira é marcada por vários "pas-de-deux" dançados com bailarinos principais como George Birkadze (formado pela The Bolshoi Ballet Academy e actualmente é bailarino solista e coreógrafo do Sarasota Ballet) , Alexandre Fernandes (bailarino principal da Companhia Nacional de Bailado) , Roman Vassiliev (ex-bailarino principal da Companhia Nacional de Bailado) e Telmo Moreira ( bailarino da companhia Orlando Ballet).
Em 2004 a sua formação passou ainda pela frequência no 1oano do Curso Superior de Pedagogia em Dança no Real Conservatório Profesional de Danza Mariemma , em Madrid, na especialidade de ballet clássico, onde teve aulas com Virginia Valero, Julia Estevez, Jorge Christoff, Maria Giménez, entre outros.
Desde de 2005 a 2013, deu aulas de dança criativa no âmbito do programa "Porto Criança" promovido pela CMP .
Foi professora de ballet clássico no Centro de Dança do Porto desde 2000, tendo no seu percurso dado aulas de pontas, repertório, pas-de-deux e barra no solo.
É membro da instituição Imperial Society of Teachers of Dancing desde 2011. 

Manuel Sanz - Ballet Clássico

Manuel Gomis Nascido em Barcelona em 1972, começou os seus estudos na dança clássica numa idade muito tenra no Instituto do Teatro de Barcelona. Com 17 anos teve duas bolsas de estudos. E de 1990 a 1994 frequentou as prestigiosas escolas John Cranko Schule em Stuttgart e a Schweizerishe Theater Berufsschule (Zurique).Uma vez finalizado os estudos, formou parte do Kamer Suisse Ballet em Zurich e do Ballett de Geneve onde dançou bailados dos coreógrafos mais conhecidos do momento como Jiri Kylian, John Weisman, Antonio Gomez entre outros. Mais tarde de volta a Barcelona, formou parte de duas companhias de Dança contemporânea, METROS com o coreógrafo Ramón Oller e TRANSIT com a coreógrafa Maria Robira, ambos com o prémio nacional das Artes em Espanha. Atualmente dedica-se ao ensino da dança clássica, lecionando workshops e aulas em diferentes escolas da geografia espanhola e portuguesa.

Daniela Pinto - Dança Contemporânea e Dança Jazz

Iniciou os seus estudos em Ballet Clássico aos 4 anos, e fez sempre todos os exames da RAD até ao oitavo grau. Em 2012 decidiu seguir a dança profissionalmente, ingressou na Northern Ballet School, em Manchester, completando uma licenciatura em dança reconhecida pela Trinity College e pela Escola Superior de Dança em Lisboa. Completou também o DDI Ballet da ISTD. Em 2015 trabalhou como bailarina profissional para a companhia "Selection". Em 2020 mudou-se para Portugal e atualmente lecciona Ballet Classico, Dança contemporânea e Dança Jazz.    

Marta Sousa - Pianista

Tudo começou na cidade do Porto, onde aos 7 anos se iniciaram os estudos musicais na escola Curso de Música Silva Monteiro, escola essa que marcou uma vida inteira. A iniciação ocorreu a nível do piano, sendo que ao longo dos 14 anos de estudos musicais também houve estudos de formação musical, Coro e História da Música. Em 1998 iniciaram-se os estudos superiores em Biologia na Universidade de Aveiro, uma outra área fascinante que sempre andou a par com a música. Entre a investigação e as aulas de carácter científico, em 2001 surgiu a oportunidade de experimentar o Acompanhamento musical de aulas de ballet nas duas principais escolas de bailado da cidade de Aveiro, a EBA (escola de bailado de Aveiro) e a Academia de Bailado Clássico. Nos anos seguintes decorreram vários estágios e formações científicas na Universidade de Aveiro, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, IBMC (UP), ICBAS (UP), continuando a acompanhar musicalmente as aulas de ballet em diversas escolas (EBA, Academia de Bailado Clássico, Centro de Dança do Porto, Ginasiano). No ano de 2010 , a música e o ballet impuseram-se, e ao mesmo tempo surgiu a oportunidade de ingressar na equipa docente do Conservatório de Música da Jobra (Albergaria-a-velha), onde foi possível acompanhar aulas de Técnica de Dança Contemporânea sob orientação da Professora Inês Negrão. Uma experiência inovadora, havendo contacto com alunos do Curso Profissional de Intérprete de dança Contemporânea, o que permitiu a exploração de novos sons e abordagens à Dança. Inúmeros professores e alunos contribuíram individualmente e de forma única para o meu enriquecimento pessoal, contudo destacam-se alguns tais como Maria João Santos (Joca), Anabela Domingues, Ana Lia Pereira, Ana Capela, Teresa Vieira, Luísa Carles, Inês Negrão, Marta Costa, Margarida Amaral, Cristina Carvalho, Patrícia Reis, Joana Cardoso Reis, Ana Nunes, Sandra Esteves, Maria João Lima, Cuca Anacoreta e muitos mais docentes que todos os dias dão pistas sobre o mundo da Dança. Enquanto pianista acompanhadora também se tem destacado a colaboração anual com duas grandes entidades internacionais relacionadas com a Dança, a ISTD (Imperial Society of Teachers of Dancing) e a RAD (Royal Academy of Dance), onde todos os anos decorrem exames de todos os alunos de grande parte das escolas de dança. Integradas no âmbito dos Syllabus destas entidades, também foram realizadas formações teóricas para professores e alunos acompanhadas ao piano com diversos professores, destacando-se Heather Fish, Alexandra Barnes, Celia Johnson, Jackeline Grey, Sinead Murphy entre muitos. Em 2014-2015 surgiu a oportunidade de fazer formação especializada na área do acompanhamento musical e composição para ballet na Académie de Danse Princesse Grace, no Mónaco, sob orientação do pianista acompanhador Massimiliano Greco, havendo também colaboração dos professores Olivier Lucea, Thierry Sette, Roland Vogel, Carole Pastorel, Michel Rahn.


Parcerias