Marta Sousa

Marta Sousa - Pianista

Tudo começou na cidade do Porto, onde aos 7 anos se iniciaram os estudos musicais na escola Curso de Música Silva Monteiro, escola essa que marcou uma vida inteira. A iniciação ocorreu a nível do piano, sendo que ao longo dos 14 anos de estudos musicais também houve estudos de formação musical, Coro e História da Música. Em 1998 iniciaram-se os estudos superiores em Biologia na Universidade de Aveiro, uma outra área fascinante que sempre andou a par com a música. Entre a investigação e as aulas de carácter científico, em 2001 surgiu a oportunidade de experimentar o Acompanhamento musical de aulas de ballet nas duas principais escolas de bailado da cidade de Aveiro, a EBA (escola de bailado de Aveiro) e a Academia de Bailado Clássico. Nos anos seguintes decorreram vários estágios e formações científicas na Universidade de Aveiro, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, IBMC (UP), ICBAS (UP), continuando a acompanhar musicalmente as aulas de ballet em diversas escolas (EBA, Academia de Bailado Clássico, Centro de Dança do Porto, Ginasiano). No ano de 2010 , a música e o ballet impuseram-se, e ao mesmo tempo surgiu a oportunidade de ingressar na equipa docente do Conservatório de Música da Jobra (Albergaria-a-velha), onde foi possível acompanhar aulas de Técnica de Dança Contemporânea sob orientação da Professora Inês Negrão. Uma experiência inovadora, havendo contacto com alunos do Curso Profissional de Intérprete de dança Contemporânea, o que permitiu a exploração de novos sons e abordagens à Dança. Inúmeros professores e alunos contribuíram individualmente e de forma única para o meu enriquecimento pessoal, contudo destacam-se alguns tais como Maria João Santos (Joca), Anabela Domingues, Ana Lia Pereira, Ana Capela, Teresa Vieira, Luísa Carles, Inês Negrão, Marta Costa, Margarida Amaral, Cristina Carvalho, Patrícia Reis, Joana Cardoso Reis, Ana Nunes, Sandra Esteves, Maria João Lima, Cuca Anacoreta e muitos mais docentes que todos os dias dão pistas sobre o mundo da Dança. Enquanto pianista acompanhadora também se tem destacado a colaboração anual com duas grandes entidades internacionais relacionadas com a Dança, a ISTD (Imperial Society of Teachers of Dancing) e a RAD (Royal Academy of Dance), onde todos os anos decorrem exames de todos os alunos de grande parte das escolas de dança. Integradas no âmbito dos Syllabus destas entidades, também foram realizadas formações teóricas para professores e alunos acompanhadas ao piano com diversos professores, destacando-se Heather Fish, Alexandra Barnes, Celia Johnson, Jackeline Grey, Sinead Murphy entre muitos. Em 2014-2015 surgiu a oportunidade de fazer formação especializada na área do acompanhamento musical e composição para ballet na Académie de Danse Princesse Grace, no Mónaco, sob orientação do pianista acompanhador Massimiliano Greco, havendo também colaboração dos professores Olivier Lucea, Thierry Sette, Roland Vogel, Carole Pastorel, Michel Rahn.