Cuca Anacoreta

Cuca Anacoreta - Ballet Clássico/Direção

Nasceu na cidade do Porto, em 1975. Iniciou os seus estudos de ballet clássico na Academia de Artes do Porto e ingressou aos doze anos na Academia de Bailado Clássico Pirmin Treku, onde iniciou o curso pela Imperial Society of Teachers of Dancing (ISTD). Completou o grau Avançado, último do curso ISTD, no Centro de Dança do Porto. Durante a sua formação teve como mestres de bailado: Pirmin Treku, Bárbara Guedes, Maria José Rodrigues, Teresa Vieira e Fátima Lima. Em 1996 termina o curso de Educadora de Infância e, neste mesmo ano, iniciou- se como professora de ballet clássico. Em 1997, fez em Londres o seu primeiro exame de professora de ballet clássico, obtendo a certificação pela ISTD. Em 2004, realizou novo exame de professora, obtendo diploma como associada (AISTD).

Desde 1997 tem vindo a frequentar vários cursos da ISTD em Chichester, Inglaterra. Em 2007, 2008 e 2009 frequentou em Lisboa o curso para professores sobre o método Russo da Técnica Vaganova com o diretor do Conservatório de Dança, Pedro Carneiro. Ainda no ano de 2009 frequentou o curso de Direção de Cena, pela Escola de Criatividade e Novas Tecnologias, em Lisboa.

Em 2010 completa o Master em Artes Cénicas, pelo Instituto de Danza Alicia Alonso, Universidade Rey Juan Carlos, em Madrid, onde se destaca um trabalho de investigação que lhe conferiu a nota de "Matrícula de Honor".

Foi bailarina na Companhia de Dança do Porto, onde teve a oportunidade de trabalhar com vários coreógrafos, tais como Pedro Berdayes, Jean Paul Buchieri e Paola Moreno. Faz parte também da sua formação outros professores e corógrafos como: Rui Horta, Ian Knowelles, Antonio Carallo, Fernando Vera, Colin Sinclair, Paula Careto, David Greenall, Marta Ataíde, Mercedes Alvarez, Marcelo Racitti, Cristina Maciel, Alexei Dubinin, Jean Peirrault, Janet Wong, Vladimir Petrounine, Sílvia Nevijiski, Ricardo Gómez e Natalie Hoogan.

Foi professora no Colégio Luso Francês entre 1997 e 2006, retomando em 2009 e onde ainda se mantém atualmente. De 1998 a 2007 foi professora no Centro de Dança do Porto. Em 2007 muda-se para Lisboa, onde começa a lecionar Técnica de Dança Clássica e Barra de Chão na Escola de Dança do Conservatório Nacional. Entre 2011 e 2013 foi professora na Academia de Dança Sport Club do Porto.

Em Setembro de 2013 abre a sua própria escola - Escola de Ballet do Porto. Durante estes anos produziu com os seus alunos vários bailados, com destaque para: "Quebra Nozes" (2012) - Teatro do Campo Alegre, "Bela Adormecida" (2013) - Casa da Música, "Don Quixote" (2014) - Casa da Música, "Lago dos Cisnes" (2015) - Coliseu do Porto, "Lago dos Cisnes" com Orquestra Clássica do Centro (2016) - Coliseu do Porto e " La Fille Mal Gardée" com Orquestra Sinfónica de Jovens de St. Maria da Feira (2017) - Coliseu do Porto.

Durante este período, apresentou várias alunas em Concursos Internacionais de Dança, com destaque para o Concurso de Danza em Santander, Espanha ( onde obteve dois primeiros lugares em técnica de dança clássica), e o Concurso Chausson D`Or em Paris.

No presente ano letivo, 2017/2018, a Escola de Ballet do Porto faz protocolo para ensino de ballet clássico e contemporâneo com o Colégio do Rosário e o Externato Jardim Flori.

Neste mesmo ano, inicia também a Pós-Graduação em Marketing na Universidade Católica do Porto.